microfone para divulgar produto

4 segredos de como fazer uma promoção assertiva

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é como se manter de pé no mercado e ainda fazer com que a marca seja forte.

Para isso há diversos caminhos e meios que ajudam a conduzir o negócio de forma exponencial e com resultados positivos. 

Dentre esses vastos nichos de possibilidades está a estratégia de fazer uma promoção assertiva.

E é nele que vamos focar esse artigo. Afinal, uma promoção bem assertiva atrai clientes novos, fideliza os já existentes, aumenta as vendas e consequentemente melhora o faturamento.

Fique atento aos 4 segredos que iremos desvendar aqui para você e boa leitura.

1. Planejamento é sempre o primeiro passo

Se você pensou que para obter êxito numa estratégia de promoção basta ter um bom estoque cheio de produtos está completamente enganado.

O segredo para acertar está em realizar um excelente planejamento, e isso quer dizer que você terá que ter uma visão ampla do seu negócio. 

É preciso mensurar os objetivos, definir o público-alvo a quem se destinará a promoção, traçar metas e táticas para divulgação.

Seguindo todos esses passos categoricamente e com afinco, sua empresa certamente obterá excelentes resultados com a promoção que será realizada. 

2. Defina bem seus objetivos

Esse é um momento muito importante. É a hora em que você vai pensar detalhadamente para que sua empresa fará uma promoção assertiva. Pois isso afetará diretamente todos os próximos passos.

Você pode com os objetivos certos encaminhar sua estratégia para o sucesso. 

Nesse momento você pode se fazer perguntas como:

  • Preciso aumentar a quantidade de clientes na minha loja? 
  • Meu estoque está abarrotado e preciso fazer algo para ter espaço para novos produtos? 
  • Ou desejo que minha nova linha de produtos seja conhecida?

Elas te ajudarão a entender melhor onde você quer chegar e guiarão as campanhas de promoção do seu conteúdo da maneira mais assertiva.

3. A escolha dos produtos também fará a diferença

Com seus objetivos estabelecidos é chegado o momento de definir que tipo de produto será posto em oferta.

Nesse caso é importante pensar em algumas situações que possam lhe ajudar a escolher os produtos certos. 

Se durante seu planejamento você priorizou o aumento das vendas, o ideal é colocar os produtos que são consumidos com maior frequência pelos consumidores. Isso atrairá aqueles clientes que há muito tempo não compram na sua empresa. 

Agora se você definiu que o momento é de conquistar um público novo, vale a pena fazer uma promoção dos produtos mais valorizados, aqueles que normalmente têm um preço mais alto em períodos sem promoção.

Uma ótima ferramenta que pode te dar um norte em qual produto escolher para sua estratégia de promoção é a Matriz BCG

Com ela você divide seus produtos em 4 quadrantes:

  1. Estrela
  2. Em questionamento
  3. Vaca leiteira
  4. Abacaxi

Com essa divisão clara, você irá entender qual produto melhor se adequa a estratégia do seu negócio.

4. Qual o melhor tipo de promoção para seu negócio?

Existem variados tipos de promoções que você poderá executar conforme o planejamento e os objetivos que você definiu para sua empresa. 

Pode usar o desconto progressivo, que é quando o seu cliente ganha desconto a partir do segundo produto, nesses casos você conseguirá aumentar o seu ticket médio. 

Um tipo muito utilizado em redes de supermercados são as promoções do tipo leve 3 e pague 2, que é muito eficaz para eliminar do estoque produtos que tem uma grande quantidade de itens no estoque. 

As liquidações são uma boa forma de promoção para trazer novos clientes para sua empresa e consequentemente alavancar suas vendas. 

Já as promoções exclusivas são bastante utilizadas para lançar novos produtos e fidelizar sua clientela.

Conclusão

Esses são os 4 grandes segredos de como fazer uma promoção assertiva para seu negócio.

Após testar e validar cada etapa é importante você fazer uma boa divulgação da sua promoção. Afinal, quem é visto será lembrado sempre. 

Utilize as redes sociais, e-mail marketing, folheto de ofertas e tudo que tiver ao seu alcance com a verba certa e bem calculada, para que a promoção não deixe sua empresa sem capital de giro.

E lembre-se de fazer uma análise detalhada dos resultados da sua promoção, dessa forma você poderá entender o que pode ser melhorado nas próximas edições e atrair cada vez mais novos clientes.

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