Gestão visual

5 benefícios de uma excelente gestão visual

Em qualquer organização, o processo de tomada de decisão deve ser realizado de forma rápida para que ela consiga se manter de forma competitiva frente ao mercado.

Isso pode acabar se tornando uma tarefa bastante difícil quando não existe uma boa gestão de dados, pois é bastante fácil se perder com o grande número de informações disponíveis nos vários setores e processos complexos da empresa.

Para garantir essa boa gestão, é fundamental que as empresas desenvolvam uma cultura de compartilhamento, onde todos os colaboradores terão acesso à informação de onde devem inserir seus esforços para garantir os melhores resultados.

Uma boa estratégia a ser seguida é a utilização da gestão visual, ou gestão a vista, que pode ajudar a resolver problemas de uma forma bastante simples. Acompanhe!

O que é a gestão visual?

Gestão visual, ou gestão a vista, é o nome dado a um modelo de gerenciamento que permite o planejamento e exibição de atividades, ações e dados por meio da utilização de ferramentas visuais.

Gestão visual é uma forma de comunicação, estando próxima de quem necessita da informação, de maneira precisa e acessível a todos, facilitando o dia-a-dia, promovendo a eficiência e tornando o local de trabalho um ambiente familiar.

(Greif, 1991)

A metodologia teve origem na filosofia Lean (Sistema Toyota de Produção), que possui como princípio a otimização de custos e a redução de tempo e desperdícios por meio da melhoria de todos os processos.

Com base nisso, esse modelo possui como objetivo garantir que a situação atual de um processo seja facilmente entendida pelos colaboradores. Com isso, eles poderão visualizar seus resultados em tempo real e tomar decisões de forma ágil.

Como implementar a gestão visual?

Foto de Christina Morillo no Pexels

De forma geral, a função da gestão visual é:

  • Tornar os problemas da empresa visíveis e evidenciar os desvios;
  • Reunir as informações necessárias para ajudar os colaboradores na tomada de decisão imediata;
  • Apresentar informações sempre atualizadas aos colaboradores;
  • Auxiliar no cumprimento do trabalho padrão das equipes.

Além disso, é importante que os meios visuais apresentem algumas características, e entre elas:

  • Linguagem coerente e clara para que os colaboradores entendam facilmente;
  • Consistência entre os dados reais e os apresentados visualmente;
  • Fácil acesso e visibilidade para todos os colaboradores.

Para colocar essas atividades em prática e garantir que esses desafios sejam atendidos a partir da execução desse gerenciamento, o primeiro passo é definir seus objetivos, como:

  • Quais são os indicadores que devem ser apresentados? (deve-se separar os mais importantes para cada setor);
  • Essa aplicação é importante para a equipe?
  • Quem ficará responsável pela atualização dos dados?
  • Como iremos apresentá-los?

Após a definição de cada um desses pontos, o próximo passo é colocar em prática implementando a gestão visual nas áreas da empresa e treinando todos os colaboradores para que eles entendam os dados e se alinhem com o propósito.

Também é fundamental que as atualizações se mantenham constantes e os ajustes sejam realizados sempre que necessários para que as informações não se percam.

Cinco benefícios da sua utilização:

1. Tomada de decisão mais assertiva

A utilização da gestão a vista permite que a tomada de decisão seja realizada com mais segurança e agilidade no dia a dia da empresa.

Isso acontece porque o acesso às informações se torna mais prático. Dessa forma, os dados estarão sempre atualizados, disponíveis e transparentes para que as equipes possam utilizá-los com segurança ao tomar possíveis decisões nas tarefas desempenhadas.

2. Democratização das informações

team work
Imagem de GraphicMama-team por Pixabay

Com a gestão a vista, todos os colaboradores da empresa poderão acompanhar as mesmas informações de forma facilitada e unificada. Além disso, ela permite que eles obtenham um entendimento rápido e eficiente e elimina os riscos de ruídos na comunicação empresarial, muito comum nas organizações.

3. Engajamento e motivação da equipe

Com as informações dispostas de forma mais clara e atualizadas, a equipe se torna engajada e motivada para garantir que o atingimento das metas ocorra. 

A partir dessa gestão será possível acompanhar o desempenho dos seus processos e o engajamento dos colaboradores na realização das atividades, os tornando mais atentos a realizar os processos da maneira estabelecida.

O controle irá facilitar as comparações de metas, a divulgação e o monitoramento desses resultados e também melhorar a efetividade da produção.

4. Desenvolvimento da cultura organizacional

Em qualquer empresa, a cultura organizacional é um pilar importante para sua identidade. Dessa forma, a gestão a vista faz parte do contexto para melhorar o processo de comunicação interna e compartilhamento de informações.

Com a utilização desse método visual, todos os setores terão o hábito de divulgar informações com o objetivo de garantir o alcance dos resultados.

Mesmo que os dados divulgados sejam diferentes em cada setor, todos os departamentos estarão alinhados com a cultura e poderão visualizar facilmente o status geral da organização.

5. Melhoria da qualidade

Oferecer um produto ou serviço com baixo desempenho pode manchar a reputação de qualquer empresa, e evitar isso demanda um alto controle de qualidade.

Com a disponibilidade de informações fornecidas a partir da gestão visual, é possível entender os processos a fundo e descobrir quais precisam ser aperfeiçoados. Portanto, será possível aumentar a qualidade dos serviços e garantir a satisfação dos clientes.

E aí, que tal implementar em sua empresa?

A gestão à vista é uma metodologia bastante simples e clara, que consegue apresentar para todos os departamentos de uma organização os resultados da empresa em todos os seus processos.

Porém, ainda assim, podem existir vários desafios na aplicação por não se tratar de uma mudança rápida, mas sim necessitar do empenho de todos.

De todo modo, ela é necessária e possui o poder de gerar bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Agora que você já conhece esse sistema e entendeu seus benefícios, pode gerar melhorias para a sua equipe e ter ainda mais resultados com baixo custo de aplicação. 

Quer saber como fazer isso? Entre em contato conosco. Nós da Apoio Consultoria podemos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *