mapeamento de processos

7 motivos para mapear os processos de sua empresa

Mapear os processos da sua empresa é sem dúvida muito importante para que se estabeleça uma organização interna, e, além disso, pode gerar significativos avanços em toda a corporação.

Entretanto, o número de empresas e empresários que buscam fazer essa imersão corporativa no dia-a-dia dos seus negócios não é muito grande. Pelo contrário, cada vez mais, se recorre na afirmativa que o tempo para isso nunca é o bastante.

É importante deixar claro que à medida que sua empresa se consolida e vai crescendo proporcionalmente a isso, vai aumentando o nível das complexidades enfrentadas pelas rotinas diárias e toda sua operação.

Acompanhe esse artigo e descubra por que esses 7 motivos são importantes para que sua organização consiga trilhar o caminho certo do desenvolvimento interno através do mapeamento de processos.

1 – MELHORIA PARA SEUS NEGÓCIOS

Toda mudança se faz necessária sempre que aparece a necessidade de melhorar, transformar e modificar algo. Dentro de uma empresa essa máxima também é válida.

Entretanto, é preciso ter um parâmetro sobre que transformações e melhorias precisam ser de fatos realizadas.

É imprescindível que se dedique um tempo para a implementação do mapeamento dos processos na organização.

Afinal, é a partir deles que serão descobertos problemas existentes e como resolvê-los.

Assim como também facilita detectar o que está de fato dando resultados e como fazer para potencializar esses pontos fortes.

2 – ELEVA O ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE

Quando se tem uma equipe bem treinada e capacitada para resolução de problemas cotidianos e ávida no cumprimento das metas estratégicas, não há dúvidas dos ganhos de produtividade que sua organização terá.

Entender os processos ajuda não só na organização, mas também na geração de mais lucratividade. Afinal, uma equipe motivada e com domínio de suas ocupações produz mais e de forma eficiente.

Quando se faz um mapeamento claro e profundo dos processos da empresa, tudo fica mais transparente e assim o conjunto de departamentos e setores consegue desempenhar melhor seus papéis.

Para isso, é necessário que as funções e responsabilidades estejam devidamente documentadas, distribuídas e esclarecidas.

Além disso, o mapeamento de processos auxiliará no perfeito funcionamento das atividades de treinamento e capacitação dos colaboradores, que saberão identificar e realizar as tarefas planejadas.

3 – FAÇA USO DE SISTEMAS TECNOLÓGICOS

Para que sua empresa se mantenha atualizada e competitiva, você há de concordar que é necessário investir sempre em atualizações tecnológicas.

Afinal, existem metas e estratégias que necessitam ser cumpridas e acompanhadas de forma prática e ágil.

Por isso, é que se faz importante ter uma constante avaliação de todos os sistemas que compõem desde a produção até as tarefas ditas como administrativas.

O detalhamento minucioso irá fornecer informações sempre mais precisas que irão nortear o processo que está sendo executado de maneira mais abrangente e irá mostrar de que forma a empresa está utilizando seus sistemas.

Tudo isso detalhará quais departamentos e setores utilizam o quê e como estão sendo utilizados. E são essas informações que irão abastecer a TI com os dados necessários para as finalidades do bom andamento dos negócios.

4 – PROCESSOS CADA VEZ MAIS SIMPLES

Você pode fazer uso de metodologias que tornem os processos mais simples. A função dessas metodologias é justamente auxiliar na identificação e eliminação dos desperdícios em toda a cadeia dos processos.

Muitas vezes as principais melhorias na hora de mapear os processos se dão justamente quando se identificam atividades problemáticas que estão ocorrendo em determinadas etapas.

Por isso, os mapas de processos servem como facilitadores na hora da identificação dessas atividades, pois cada etapa fica identificada e documentada de forma clara.

5 – COMPARTILHAMENTO DE HABILIDADES DOS FUNCIONÁRIOS

Esse de fato é um dos ativos das empresas que é considerado sempre como intangível, entretanto, de muito valor. Afinal, geralmente, detalhes de como são realizadas cada tarefa nem sempre são documentados.

E não se pode deixar esvair esse tipo de informação, pois, quando há os processos mapeados, sua empresa consegue coletar todas as informações necessárias para que se mantenham todas as operações.

Além disso, o mapeamento ajuda na comunicação, fazendo com que toda equipe passe a ter uma visão mais completa de como as coisas de fato precisam funcionar e dessa forma aumentam o potencial competitivo da sua organização.

6 – MELHORA DA QUALIDADE

O mapeamento de processos pode tornar seus produtos e serviços muito mais rápidos, eficazes e padronizados de acordo com a experiência do que seus clientes esperam.

Afinal, as etapas serão cada vez mais otimizadas e assim, aumentam significante as chances de atender todas as expectativas do seu público.

Outra capacidade que sua empresa adquire após mapear os processos se traduz na correção de possíveis erros e claro, aumentando a rapidez, segurança e eficiência de todo o trabalho.

7 – DIFERENCIAL COMPETITIVO

Cada vez mais se torna necessário que as empresas produzam com mais qualidade, eficiência e rapidez. Fatores esses que de longe já a qualificam como uma organização que se promove a ter diferenciais competitivos de mercado.

Mas, não é fácil atingir esse nível de excelência, pois muitas das atividades realizadas dentro de uma empresa não estão bem claras. Isso serve tanto para os clientes quanto para os responsáveis pelo próprio processo.

E é aí que se faz importante mapear os processos da sua empresa, pois é possível de forma objetiva fazer uma descrição completa de tudo aquilo que irá contribuir para a otimização do tempo de trabalho. Além disso, é possível aumentar de forma significativa a qualidade tudo que estará sendo oferecido.

Isso com certeza será transformado em benefícios para satisfazer seu cliente, bem como para incentivar a fidelização dele. 

E então, gostou de saber mais sobre o mapeamento de processos e como ele pode fazer toda diferença na sua empresa?

Sem dúvida com esse tipo de implementação organizacional reduzirá os custos e aumentará de forma significativa os lucros que você vive almejando para sua organização.

Além claro de todas as vantagens competitivas que o seu negócio passa a ter diante dos seus principais concorrentes, e o melhor: garante melhor qualidade de seus produtos e serviços, aumentando suas chances de conquistar ainda mais clientes. 

Então, essas foram nossas dicas para que você possa implementar o mapeamento de processos na sua empresa, esperamos que tenha aprendido um pouco mais e que o conteúdo tenha sido importante para você.

Nós da Apoio Consultoria estamos sempre disponíveis para melhor lhe atender. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *