4 P’s de Marketing: Você sabe o que é e qual a sua importância?

Também conhecido como “Mix de Marketing” ou “Composto de Marketing”, esse conceito foi criado por Jerome McCarthy e propagado mundialmente por Philip Kotler, com estudos que complementaram a teoria de McCarthy. Os 4 P’s, são estratégias de marketing que influenciam nas decisões das empresas, para que seus objetivos sejam alcançados.

Esse conceito deve ser levado em conta no momento de executar as ações e realizar os planejamentos estratégicos da empresa, afim de garantir resultados positivos nas suas vendas e um fortalecimento da marca. Por meio dos 4 P’s é possível criar e estimular uma relação com os potenciais clientes, pois ele entende o comportamento do consumidor.

Mas afinal, quais são os 4 P’s do marketing?

  • P de produto

O produto está relacionado ao que a empresa oferece, isto é, o que ela comercializa, seja um serviço ou produto. Essa estratégia está diretamente ligada a identidade da marca.

  • P de praça

É o local onde o produto/serviço será comercializado. Levando em consideração os canais de distribuição, a logística, o relacionamento com o mercado, entre outros.

  • P de preço

O preço, além de ser o que gera receita, é o responsável pela forma como o produto é visto pelos consumidores, e para defini-lo, é necessário estar alinhado com a expectativa do público alvo e também se atentar ao financeiro para que o preço cobrado não inviabilize o funcionamento da empresa.

  • P de promoção

A promoção é responsável por promover os negócios, marcas ou produtos e serviços. Ela tem como objetivo gerar vendas, atraindo o consumidor certo, aumentar o reconhecimento da marca e informar o cliente sobre o produto.

Mas qual é a sua importância?

Ao analisar o mercado atual, percebe-se um mundo amplamente dinâmico e desafiador, assim, cresce cada vez mais a importância de se pensar nas necessidades dos consumidores e no que eles anseiam, para o negócio obter sucesso. Para conseguir realizar isso, é fundamental entender a realidade de todos os clientes, sabendo seus desejos, vontades e necessidades, que é onde entra os 4 P’s.

Um erro muito comum das empresas é generalizar os seus clientes, não levando em consideração as suas peculiaridades. Isto causa diversos problemas, e um deles é a incapacidade de identificar cada tipo de necessidade que cada consumidor pode ter, sendo elas:

  • Necessidades declaradas: O cliente quer o produto ou serviço;
  • Necessidades não declaradas:  O que ele sempre espera, mas não fala;
  • Necessidades por algo a mais: O que ele quer, mas que o básico do produto não oferece;
  • Necessidades reais: O que realmente quer e espera obter;
  • Necessidades secretas: O que ele deseja obter com isso, onde muitas vezes se relaciona com o lado social.

Para ter uma abordagem de vendas de sucesso, é necessário levar todas necessidades citada acima em consideração, já que os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando conhecer bem o produto e/ou serviço antes de efetuar a comprar, procurando o máximo de informações possíveis, além de optarem pelo melhor custo benefício. Tornando importante o estabelecimento de uma relação com eles.

Qual necessidade você mais vê nos seus clientes? Conta pra gente no nosso instagram: @apoioconsultoria

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