O que é clima organizacional e como ele pode ajudar sua empresa

Clima organizacional é o conceito que se dá em respeito a satisfação dos membros gerais da empresa, isto é, analisa os aspectos negativos e positivos apresentados pelos colaboradores do negócio. Resumidamente, é a forma como o indivíduo compreende a companhia do qual trabalha.

Em que o clima organizacional pode influenciar na sua empresa?

Segundo pesquisas feitas pelo SEBRAE e estudiosos da área de Gestão de negócios, se o clima da sua empresa estiver tranquilo, sem muitos problemas, ela terá mais lucro em seus serviços e uma produtividade melhor. Com funcionários buscando a cada dia entregarem serviços melhores. Uma consequência de tudo isso é uma redução de custos em todos os processos.

Porém, caso sua empresa esteja com um clima organizacional ruim, seus colaboradores irão ficar insatisfeitos com tudo que lhes é pedido, começando a fazer as suas atividades com menos prazer, e consequentemente com menos qualidade. O que vai fazer com que os custos para as produções de seus serviços fiquem mais altas, visto que eles começarão a não se preocupar com prazos, podendo atrasar projetos e fazer com que a empresa perca clientes.

Como obter uma melhoria no clima organizacional da sua empresa?

Para conseguir obter uma melhoria no clima organizacional da empresa, caso esteja ruim, é fundamental realizar a pesquisa de clima, um questionário investigativo sobre diversos fatores que envolvem a organização e o indivíduo, desse modo, é possível medir o grau de satisfação dos colaboradores com a organização, além de identificar os possíveis problemas de convivência. Assim, com o clima organizacional mais estruturado e positivo, gera maior benefícios tanto para os profissionais quanto para o negócio.

Quais características são necessárias para eu melhorar o clima organizacional na minha empresa?

  • Feedback: Para um clima organizacional saudável, é necessário que o líder forneça ao membro um retorno sobre suas ações e seus desempenhos, já que assim ele pode melhorar, caso precise, ou até mesmo para fazer com que se sinta valorizado com algum trabalho bem feito.
  • Trabalho em equipe: O clima organizacional bom de uma empresa, também consiste no trabalho em equipe, pois os colaboradores tendem a pensar coletivamente e sentem prazer em atingir objetivos comuns, assim, se consideram como parte de um todo, ou seja, sentem que pertencem a organização que trabalham.
  • Confiança: A confiança entre os líderes e colaboradores garante entregas com mais qualidades e eficazes, proporcionando um resultado muito bom para a empresa, pois os membros acreditam na competência dos seus coordenadores.
  • Transparência: A transparência é muito importante para averiguar se a cultura e os valores da organização estão sendo passados de forma clara e se todos os colaborados compreendem eles.

Para você quais dessas características mais ajudam a melhorar o clima organizacional? Conta para a gente na nossa página no Instagram @apoioconsultoria

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