Colaboradores engajados

Saiba como manter os colaboradores engajados

Toda organização que deseja ser próspera e ter vida longa, precisa ter em mente uma máxima: é imprescindível possuir colaboradores engajados. Por isso, se faz mais que necessário cultivar um ambiente de trabalho onde satisfação e bem-estar estejam sempre em evidência.

Ao longo desse texto você verá alguns pensamentos que ajudarão você e sua empresa a manter seus colaboradores sempre motivados, o que gerará mais oportunidades de crescimento tanto para eles como para seu negócio.

Porque eles são muito mais que simples funcionários?

Um dos grandes desafios para muitos empregadores é poder enxergar seus colaboradores além do que são. Em princípio, o mais importante é poder ter a sensibilidade de ver cada colaborador como indivíduos que têm seus próprios valores e princípios. Ou seja, assim como a empresa a qual trabalham, cada pessoa tem normas próprias de convívio e maneira de agir. Portanto, é muito valioso que haja um equilíbrio entre os interesses individuais dos funcionários e os da organização, dessa forma o engajamento terá muito mais êxito.

Pessoas tomando café em xícaras sobre uma mesa

Integração gera mais disposição

É de suma importância que os colaboradores entendam e percebam sua importância no ambiente de trabalho, para que possam se sentir parte de algo maior e assim ir além, sendo proativos, e, não apenas executor es de tarefas e cumpridores de horários. 

É bom que a empresa compartilhe seus valores, para que seus colaboradores incorporem e sigam as diretrizes, em vez de seguirem somente os valores próprios. 

Pessoas alinhadas com a cultura organizacional tendem a se tornarem profissionais engajados. Dessa forma, recrutamento e a seleção dessas pessoas são fatores iniciais para isso, pois permitirá que se identifique os mais compatíveis com a forma de pensar e agir da corporação.

Pessoa comemorando em círculo e batendo as mãos levantadas

Profissionais engajados aumentam a produtividade

Quando se tem profissionais comprometidos, capacitados e empenhados é igualmente proporcional a curva de eficiência e desempenho da organização empresarial. Afinal, quando você tem um time que veste de fato a camisa é óbvio que eles darão cada vez mais, o melhor de si. 

Fornecerão mais conhecimento, demonstrarão mais habilidades e competências para que haja um crescimento de toda empresa e, nesse momento, é importantíssimo que haja uma comunicação interna eficiente. Será essa comunicação que norteará os passos a serem definidos, planejados e executados com maestria.

Executivos com aparelhos eletrônicos sobre a mesa discutindo algum projeto

O que sua empresa pode fazer para engajar seus colaboradores

Existem inúmeras atitudes e posicionamentos que uma organização pode adotar para que seus colaboradores se transformem em pessoas engajadas com os propósitos da empresa.

Por isso, vamos listar algumas informações para que você observe se a sua empresa tem feito algo nesse sentido ou se precisa incorporar, para que o grau de engajamento se eleve e traga bons resultados para o ambiente de trabalho e todos os que fazem parte deles:

  1. Envolva-se com os projetos dos colaboradores, é importante que eles saibam que podem contar com a empresa na realização de seus projetos 
  2. Conversas pessoais, isso faz com que o funcionário se sinta valorizado por sua presença
  3. Feedbacks regulares, identificam o que pode ser melhorado nos outros membros
  4. Faça pesquisa de clima organizacional, isso possibilitará identificar como os colaboradores se sentem e assim trabalhar os aspectos apontados que precisam serem revistos
  5. Incentive a autonomia, dessa forma seus colaboradores terão mais liberdade para exercitar o pensamento criativo
  6. Mantenha sua palavra, é importante gerar confiança em seus funcionários

Gostou desse conteúdo? Sua opinião é muito importante para nós da Apoio Consultoria.

Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp whatsapp