mulher precisando tomar decisão

Como tomar decisões a partir dos dados

O melhor uso que você pode fazer com os dados da sua empresa é justamente na hora em que você precisa tomar decisões. Afinal, uma análise estratégica baseada em informações sólidas e precisas faz com que você conquiste metas e alcance seus objetivos.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre como é importante a análise de dados na tomada de decisões e ainda iremos te apresentar algumas ferramentas essenciais que o ajudarão nesse processo.

A tomada de decisão e a relação com os objetivos

Toda gestão estratégica de uma empresa é construída diante de objetivos, os quais apontam onde se quer chegar e quais os esforços necessários para tal feito.

Essa gestão faz parte do planejamento que resultará em metas a serem alcançadas através de vendas, conversões, novos clientes e outros indicadores.

Assim, a tomada das decisões é proporcional a capacidade da empresa em alcançar o que se propõe.

Portanto, os empresários e gestores empresariais terão maior facilidade de ter uma visão atual e projetar perspectivas futuras da corporação devido aos dados que estiverem a sua disposição.

A partir daí você conseguirá determinar quais ações serão fundamentais para tornar mais próximo o negócio dos seus objetivos.

Dessa forma, a importância dos dados para a tomada de decisões e para os resultados fica claramente evidente.

O impacto da informação no desempenho do seu negócio

Para crescer, toda empresa precisa saber interpretar as informações que detém.

Seja na área de vendas, campanhas de marketing e diversos outros fatores irão influenciar nos resultados financeiros e no posicionamento da corporação no mercado que está inserida.

Entretanto, fará uma enorme diferença se sua empresa souber como detectar os resultados através das métricas e, a partir daí, tomar as decisões mais coerentes.

Vale lembrar que a análise de dados é de suma importância para o trabalho, mas só terá o devido valor se o que for informado servir como base para a tomada das decisões.

Como a análise de dados irá te ajudar a tomar melhores decisões?

É muito importante que a sua empresa esteja sempre preparada para lhe dar de forma rápida com as variações do mercado no qual atua.

Por isso é necessário você saber quais conteúdos incompletos, tecnologias obsoletas e procedimentos vagarosos não contribuem em nada para o sucesso organizacional.

Pois, informações relevantes são indispensáveis nas tomadas de decisões, essa é uma metodologia totalmente multidisciplinar e que pode ser aplicada em variadas situações, principalmente na otimização dos processos e na expansão dos negócios.

Um fator que corrobora isso é que muitas empresas estão investindo em inteligência de mercado, também conhecida como BI (Business intelligence), o que garante controle e crescimento para sua organização.

Então, se você consegue transformar informação em inteligência, conseguirá ter em mãos um panorama total da estrutura, e assim ter a chance de mudar o planejamento e os procedimentos que não estão gerando impactos positivos no fluxo operacional da sua empresa.

Qual a importância do BI?

Por ser um conceito estratégico que entrega informações certas e precisas, você com ele tem a oportunidade de analisar as dificuldades e contratempos em diferentes situações, cruzando as referências passadas e as mais atuais, permitindo projetar ações para o futuro.

Esse processo leva em conta as seguintes etapas:

  • Coleta;
  • Organização;
  • Análise de dados;
  • Monitoramento.

Com isso você terá em questão de minutos relatórios relevantes com seus possíveis desfechos em tempo real, já que estamos falando de um sistema de atualizações frequentes.

E assim você terá informações sobre os riscos, da economia e das tendências, o que indicará para você trabalhar metas mais pontuais e assertivas.

Por que investir em BI?

Para se ter uma ideia, o setor de BI é um dos que mais crescem e com certeza isso será contínuo nos anos que seguirão, simplesmente pelo fato das empresas perceberem a necessidade de trabalharem a inteligência nos negócios.

Afinal, como permanecer competitivo sem as técnicas e ferramentas adequadas num mercado cada vez mais disputado?

É por isso que quanto mais rápido você atentar para esses benefícios, poderá agir melhor, reduzir seus custos e claro, faturar mais.

Além disso, com o BI é possível:

  • Otimizar os processos;
  • Melhorar a produtividade;
  • Aperfeiçoar a experiência do cliente;
  • Converter mais;
  • Antever as tendências;
  • Ter um diferencial competitivo;
  • Manter uma estratégia na gestão;
  • Diminuir gastos que impactam no orçamento.

Quais os principais benefícios da análise de dados para a tomada de decisão?

Já sabemos que a análise de dados e o BI tem como objetivo transformar dados em informações estratégicas. Assim, o que foi captado só será útil para a tomada decisão se tratado e estruturado adequadamente pelos gestores. Vejamos então os benefícios que são aproveitados nas tomadas de decisões:

Perceber tendências

Os dados sempre apresentam tendências comportamentais, seja referente ao público ou nos resultados internos da empresa. No entanto só será possível detectar esses padrões comportamentais, com um esforço conjunto e direcionado pela análise, através de ferramentas de BI.

Antecipação ao mercado

As inovações, as tecnologias, o público e o próprio mercado estão em constante mutação, por diversas maneiras de influência. Assim, os dados computados também mostram oportunidades e insights, que ajudarão a projetar um panorama futuro. Para isso também é necessária uma análise sólida, fruto de um excelente trabalho de BI.

Alicerce para os demais setores

Com um trabalho eficaz de análise de dados você vai poder entender quais as melhores decisões para cada departamento da sua organização, e dessa forma fazer com que a empresa cresça de maneira uniforme e coesa.

Quais ferramentas usar para essa análise dos dados?

Existem diversos aplicativos com tal finalidade, afinal como já falamos, a inteligência nos negócios está cada vez mais presente nas empresas.

Mas não se preocupe, iremos lhe dar sugestões, uma mais simples para quem está iniciando e uma mais complexa, para aqueles que já estão familiarizados com esse tipo de ferramenta.

Para quem ainda não sabe por onde começar

Uma boa sugestão é o aplicativo Qlik Sense, pois ele facilita acesso ao conteúdo através de visualizações rápidas, fazendo com que a elaboração dos dashboards seja mais intuitiva e prática.

Ele também revela conexões instantâneas e apresenta lances de diferentes ângulos.

Para quem já está mais familiarizado com essas ferramentas

O Qlikview, é normalmente utilizado para tomar decisões mais complexas, já que se trata de um sistema de inteligência mais completo e versátil. Vale a pena você pesquisar mais aplicativos e ver qual deles melhor servirá para o uso da sua empresa.

Conclusão

Como dizem, os “dados são o novo petróleo”, então saber como usar eles e tomar decisões a partir deles irá tornar sua empresa ainda mais competitiva no mercado, pois você não dependerá apenas do “achismo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *