Saiba como realizar um diagnóstico organizacional efetivo

O diagnóstico organizacional é um grande aliado para o crescimento das empresas.

Quando você pensa no sucesso da sua empresa, certamente pensa em uma melhoria contínua nos processos internos e externos não é mesmo?

E sabe como fazer isso? Sim, exatamente o tema deste blog: o diagnóstico organizacional.

Ele é o melhor aliado da sua empresa, é ele quem pode determinar o quanto seu negócio pode ir mais além.

Por isso, hoje vamos falar o quanto o diagnóstico organizacional pode contribuir para que o processo de crescimento da sua organização seja eficaz.

MAS, AFINAL O QUE É DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL?

Foto de Lukas no Pexels

Na prática, estamos falando de uma série de ações, análises e avaliações feitas, sempre com o objetivo de levar todas as informações organizacionais, para que assim, você possa detectar todos os pontos fortes e os pontos de melhoria da sua empresa.

É também um processo que auxilia você a compreender todo o cenário da empresa, lhe dando a oportunidade de identificar os problemas existentes e também a possibilidade de prevenir tais problemas, para que não haja nenhum impacto negativo no futuro.

Além disso, através do diagnóstico organizacional você será capaz de mapear toda a organização e os negócios dela, adquirindo uma visão macro das possibilidades de crescimento, os problemas que ela enfrenta e encontrar as soluções mais eficientes para diminuir ou eliminar as adversidades e assim ter todas as principais informações para realizar uma tomada de decisões totalmente assertiva.

Como consequência de um trabalho de organização muito bem feito através do diagnóstico preciso, você conseguirá melhorar o desempenho da sua empresa, aumentando a produtividade da equipe e encontrará embasamento para valorizar e tornar sua marca ainda mais conhecida no mercado.

ENTÃO, VAMOS APRENDER COMO ELABORAR UM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL? 

Mas afinal, como esse processo pode e deve ser implementado? Primeiro você precisa saber que essa ferramenta deve ser aplicada por um profissional totalmente capacitado para esse trabalho.

É necessário que ele ou ela, tenha experiência e conhecimento aprofundado sobre os negócios, para que consiga através das informações que receberá sugerir as ações eficazes que trarão melhorias com resultados positivos.

Em seguida será feito por esse profissional uma análise e um mapeamento das percepções trazidas pelos colaboradores e com base nessas informações, será criado um plano de ação que terá como objetivo corrigir o que precisa e aproveitar os potenciais de crescimento que ainda não foram explorados.

Mas atenção: de nada servirá todo esse trabalho se você, gestor, empresário ou empreendedor não acompanhar e direcionar todas as ações que precisam ser executadas para garantir que o plano de ação de fato saia do papel e seja aplicado, para que gere os resultados diagnosticados.

Que tal agora você conhecer umas dicas bem coerentes para a elaboração de um diagnóstico organizacional? Aproveite essa leitura para ir pensando no que pode ser aplicado para seu negócio. Vamos a elas:

1 – COLETA DE INFORMAÇÕES

Quanto mais informações conseguir melhor será o seu diagnóstico.

Por isso, é imprescindível passar por todos os departamentos da empresa. Assim você terá informações precisas e condizentes com a realidade.

Converse com os colaboradores, analise os documentos e os processos da organização, é de extrema importância esse passo. Dessa forma você criará uma base sólida para seguir em busca das soluções condizentes com a realidade do seu negócio.

2 – ANALISE OS DADOS COLETADOS

Reúna todas as informações coletadas na primeira etapa e crie um relatório. Assim você poderá analisar a fundo cada detalhe, sugerimos que você faça planilhas, crie gráficos para que possa enxergar todos os pontos positivos e negativos que estão sendo identificados.

Os pontos positivos servirão para reforçar que o caminho que está sendo trilhado está correto. Já os pontos negativos identificados precisarão de uma atenção redobrada e devem ser solucionados rapidamente e por completo, de modo que não comprometa todo o trabalho a ser desenvolvido.

3 – IDENTIFICANDO AS AMEAÇAS E AS OPORTUNIDADES

É justamente nessa etapa que o responsável pelo diagnóstico organizacional, irá identificar o que está prejudicando o bom andamento dos processos dentro da organização, além de detectar as oportunidades de crescimento que não estão sendo aproveitadas.

Em seguida é hora de classificar por ordem de prioridade as ameaças e as oportunidades. Você terá uma visão macro sobre o que precisa de ação imediata e o que pode ser realizado num momento posterior. Dessa forma, todos ficarão cientes do que deve ser feito e poderão elaborar o plano de ação com as mudanças que serão implementadas.

4 – REALIZANDO O PLANO DE AÇÃO

Esse é o momento mais esperado. É hora de fazer um planejamento minucioso, acompanhado de um cronograma para cada etapa e atividade, pois dessa forma você poderá acompanhar o progresso, analisando o que está sendo bem-sucedido, o que deve ser eliminado e o que ainda precisa ser melhorado.

É dessa forma que você saberá se o diagnóstico organizacional está trazendo resultados ou não.

Como falamos no início desse artigo, de fato esse é um poderoso aliado para o sucesso da sua empresa, pois ele auxilia para que haja uma gestão eficiente.

Mas lembre-se: esse é um processo que deve ser feito constantemente para que se garanta o sucesso do seu empreendimento.

A utilização dessa ferramenta pode ser em qualquer momento da empresa, não apenas nos períodos que as coisas não andem tão bem, pois isso lhe trará vantagens competitivas sempre.

DICA VALIOSA: FIQUE ATENTO À LEGISLAÇÃO

Foto de fauxels no Pexels

Algumas legislações e normas mudam com o tempo, o que pode tornar sua empresa um pouco ultrapassada. Além disso, existem práticas que devem ser seguidas conforme a lei vigente.

Neste aspecto, contar com uma assessoria jurídica preventiva e atuante no dia-a-dia da empresa facilita o acompanhamento das novidades da legislação e ajuda a colocar em prática ou mudar procedimentos e obrigações trazidos por essas novas normas legais.

Esperamos que você tenha gostado das informações que trouxemos para você. A Apoio Consultoria está sempre me busca das melhores ideias e soluções para você.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *