empreendedor entusiasmado em abrir o seu primeiro negócio

Abrindo meu primeiro negócio: 6 dicas para começar bem.

Quando se pensa em abrir o próprio negócio uma coisa vem à cabeça: é possível realizar de fato esse sonho? A resposta é sem dúvida alguma sim, ainda mais no nosso país onde o empreendedorismo está no topo há bastante tempo.

Entretanto, não se engane achando que irá ter sucesso em um curto espaço de tempo. Quem pensa em empreender precisa pensar em médio e longo prazo, e claro estar preparado para suportar os desafios que estão por vir.

Mas, se você ama o que se propõe a fazer está no caminho certo e a tendência dessa sensação aumentar é que se você tiver pleno conhecimento do ramo que pretende atuar, bingo! Suas chances de sucesso aumentam ainda mais.

Mas lembre-se: é importante saber diferenciar ideia de oportunidade.

É normal que quando você pense em abrir um negócio, ideias mirabolantes comecem a brotar, nesse momento é bom ficar atento.

Pois, achar que basta uma boa ideia e dinheiro para investir é um grande erro, muito comum em novos empreendedores.

No meio dessas ideias todas que vem a sua mente procure colocar essas seguintes perguntas sempre:

  • Quanto custa para abrir meu negócio?
  • Qual será o capital de giro para tocar meu negócio?
  • Onde posso buscar capacitação profissional?

Veja que montar uma empresa implica em pensar e executar tarefas um pouco mais complexas do que simplesmente ter uma boa ideia.

Além desses fatores, adicione força de vontade, planejamento, criatividade, dinheiro e persistência, seguindo assim, é muito mais provável que seu sonho de abrir o próprio negócio ganhe vida e gere lucro.

Por isso, abaixo montamos um passo a passo com as 6 principais dicas que você pode seguir na hora de abrir sua própria empresa e realizar o sonho de ser um empreendedor de sucesso.

1. Analise e dê o primeiro passo

Ter foco é essencial para quem deseja empreender. É sempre importante que você tenha uma meta que deseja atingir. Trace seu planejamento para chegar até esse objetivo maior e mantenha a calma, um passo de cada vez até alcançar.

Preparação é algo que não pode faltar para quem deseja empreender. Busque se relacionar diretamente com o ramo que deseja atuar. Se nunca esteve nele, faça cursos, participe de feiras ou até mesmo inicie um trabalho durante um período considerável para entender toda a cadeia do negócio que quer atuar. Outras coisas que você precisa ficar atento são:

  • Busque inspiração
  • Aprenda técnicas de negociação
  • Esteja sempre informado sobre o negócio e quem já atua nele

2. Saiba onde atuar e conheça o seu cliente

 Trabalhar com o que amam fazer, isso, sem dúvidas, deve ser um dos pilares do seu projeto.

Afinal, quem iria gostar de batalhar para ter sucesso fazendo algo que não desperte um sentimento de alegria e paixão no que se propõe a fazer, não é mesmo?

Portanto, afaste todas as suas dúvidas e verifique se você realmente gosta da área, perceba se é ela que te dar aquele fôlego a mais, confirme se há compatibilidade com seus valores. É isso que te fará acordar motivado todos os dias?

É importante que você defina seu público-alvo. Você precisa saber quem são seus clientes e o que deve fazer e como fazer para atrair a atenção deles para o seu negócio.

Uma boa dica é ficar atento aos seus primeiros clientes. Procure sempre superar as expectativas deles, tendo em mente um melhor rendimento dos seus negócios.

3. Quanto vai custar abrir a sua empresa?

 Essa é a hora de calcular o quanto será necessário investir no seu sonho de negócio. Faça um esboço para ver o que será preciso inicialmente para o funcionamento.

Lembre-se que esse valor será necessário para cobrir todas as despesas da implementação: estrutura física, mobiliária e pessoal.

Tenha em mente que será preciso separar uma quantidade para servir como capital de giro do seu futuro negócio. Somado a isso levante uma previsão de fluxo de caixa dos negócios.

Por isso, se pergunte quanto dinheiro será preciso para a abertura da sua empresa e em quanto tempo você obterá o retorno desse investimento.

Será necessário um bom planejamento para sua empresa obter sucesso. É aí que surge a necessidade de elaborar um plano de negócios. Assim você poderá visualizar mais além tendo como mensurar outros planos: operacionais, de marketing e financeiro.

O Sebrae oferece cursos gratuitos que te ajudaram a elaborar esse e outros documentos essenciais para que sua empresa tenha sucesso.

4. Esteja onde as pessoas te encontrem

Você precisará saber escolher a localização ideal para instalar seu próprio negócio. É um momento extremamente importante, a escolha do ponto comercial, afinal ela afeta diversos aspectos do seu negócio.

Pense bastante, pesquise, ande e procure informações precisas. Ou seja, dedique o tempo que for preciso para escolher o lugar ideal para abrir seu negócio, essa é uma decisão muito importante e que trará vantagens significativas para que você tenha êxito.

Essas são algumas dicas na hora de escolher onde abrir sua empresa:

  • Analise a facilidade de acesso
  • Veja se há estacionamento próximo
  • Observe o tráfego de pedestres na região
  • Analise se há concorrentes diretos
  • Frequente o bairro em diversos dias e horários diferentes

5. Formalize a abertura da empresa

Chegou a hora de tirar sua ideia do papel e formalizar a abertura da sua empresa. Saiba que existe uma série de procedimentos aos quais você deve cumprir de forma organizada e meticulosa.

Você precisará contar com a ajuda de um contador, com ele se torna mais fácil e ágil obter as documentações necessárias e cumprir todas as formalidades legais.

Montamos um checklist básico para você ter conhecimento e saber por onde começar:

  1. Vá a prefeitura da sua cidade
  2. Confira se existe pendência de alguma ordem
  3. Confirme a viabilidade do seu negócio
  4. Tenha marca e nomes definidos
  5. Tire o CNPJ
  6. Apresente a documentação

6. Contrate um time que jogue junto com você

Qual o número de colaboradores que serão necessários para manter o negócio funcionando? Pense nisso tanto para a abertura quanto no decorrer da operação.

É viável ter uma sociedade? Se for positiva a resposta, busque alguém que tenha capacidades complementares as suas, e claro, uma pessoa confiável.

Comece a empresa com uma equipe reduzida, mas que possua qualificação técnica desejável para fazer junto com você a diferença nos negócios.

Bem, se você está pensando em abrir seu próprio negócio, certamente essas dicas são muito valiosas e te ajudarão a ter êxito. Conte sempre com a Apoio Consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *