Homem olhando estoque

A importância de uma boa gestão de Estoque

Antes de falar sobre gestão de estoque, vamos falar sobre eficiência e eficácia.

Você sabe o que essas duas palavras significam?

Eficácia está ligada a finalização de uma tarefa ou alcance de um resultado fim, sem preocupação com os meios.

Por outro lado, a eficiência é constituída desse mesmo alcance, porém com a melhor utilização dos recursos da organização, com o mínimo desperdício.

E o que isso tem a ver com a gestão do estoque?

Tudo a ver! Se você tem uma boa gestão do seu estoque, alcançará seus resultados, de forma otimizada, reduzindo desperdícios e má utilização do capital da empresa.

Na correria da rotina na empresa, a maioria dos gestores não dão a devida importância à essas terminologias, mas aqui, neste post, iremos te mostrar porque é fundamental um bom gerenciamento de estoque.

Benefícios de ter uma boa gestão de estoques

Gerenciamento de estoques trata-se de estabelecer processos de controle que possibilitem uma gestão sustentável da organização.

Toda empresa tem algum tipo de estoque, e a gestão desses recursos utilizados até a entrega final ao consumidor, permitem uma operação eficiente, com um bom controle de desperdícios e de gastos, além de ter uma análise baseada em fatos.

Em tempos de crise, ter uma operação otimizada como essa faz toda diferença no mercado, e esse tipo de ação é o que faz empresas sobreviverem ou não a tempos difíceis.

Evitar ruptura de gôndola

A ausência de uma boa gestão de estoque pode gerar o que chamamos de ruptura de gôndola (falta de mercadoria), prejudicando as vendas e até o relacionamento com o cliente.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, é necessário que as compras da empresa sejam feitas com base em históricos de vendas que irão dar informações sobre velocidade de giro dos produtos, por exemplo.

Uma melhoria no processo possibilitará ao gestor acesso a dados como margem de segurança e níveis dos estoques das mercadorias.

Assim, ficará mais fácil saber o melhor momento de realizar os pedidos, bem como as quantidades certas.

É importante lembrar que altos níveis de estoques desnecessários, são na verdade dinheiro parado, que poderiam estar sendo investidos em outro setor.

Redução de desperdícios

Comprar mais do que o necessário acarreta em altos níveis de estoque desnecessariamente, muitas vezes não armazenando-o de forma adequada.

Isso aumenta o custo de aquisição e armazenamento dos produtos, causando desperdícios de recursos materiais e financeiros.

Um bom controle do estoque pode reduzir e até evitar avarias dos produtos, possibilitar a tomada de decisões de compras mais assertivas, e que o planejamento de controle de produção seja otimizado.

Além disso, existem uma série de indicadores que podem nortear essas decisões, como tempo de ressuprimento, lead time e velocidade do giro. 

Dessa forma, não sobrará produtos, você não terá problemas com a falta deles ou com datas de vencimento se aproximando. Assim, estaremos otimizando o nível de serviço oferecido ao seu cliente.

Otimização do processo de compra

Estoque é dinheiro! Simples assim. 

E por isso é tão importante controlar a quantidade de materiais que entram e saem da organização.

Se não houver uma boa análise interna e externa das variáveis que interferem nas vendas e na velocidade de giro dos produtos, o gestor não poderá fazer previsões de demanda que garantam compras mais eficientes.

A importância da gestão do estoque está justamente nesse ponto, ter a possibilidade de estudar os seus produtos, ter acesso a informações como Estoque Máximo e Mínimo, Intervalo de Ressuprimento e Ponto de Pedido, como desenhado no gráfico abaixo:

PP: Ponto de Pedido
IR: Intervalo de Ressuprimento

Dados como esses são fundamentais para os processos de compras, e são eles que vão garantir que você compre no tempo certo, na quantidade ideal, e apenas os itens necessários naquele momento.

Controle de gastos

Com um processo de compras otimizados, redução de desperdícios, e otimização do controle do estoque, o gestor economizará recursos financeiros que podem ser utilizados em investimentos ou até outras áreas da empresa como estratégias de marketing, por exemplo.

Vale ressaltar que problemas como ruptura de gôndola, mencionado anteriormente, gera uma compra feita de última hora, e que devido a urgência não permite uma negociação bem feita que pode acarretar alguns reais a menos no momento da aquisição.

Consequentemente, o custo por produto aumentará, e dessa forma a margem de lucro diminuirá, em uma situação que o preço final do produto seja mantido.

Todas essas situações podem ser evitadas com um bom gerenciamento do estoque.

Impacto positivo da gestão de estoque no planejamento financeiro

Um controle de estoque bem feito, dará a sua empresa um registro assertivo de entradas e saídas, e de todo o custo operacional do produto. 

Isso impactará positivamente no planejamento financeiro da sua empresa, pois apenas com informações fidedignas é possível fazer provisões, e planejar melhor as ações futuras.

E é de suma importância a boa execução dessas provisões, principalmente para empresas que sofrem com a sazonalidade.

Então, como fazer esse controle de estoque?

O Controle de estoque pode ser feito por meio de sistemas, automáticos ou 100% manuais. Existem sistemas visuais como é o caso do Sistema Kanban que auxiliam nas tomadas de decisões por meio de etiquetas e quadros.

Existem também sistemas que possuem integrações com outros setores das empresas, possibilitando assim, uma gestão com um olhar mais dinâmico e sistêmico.

Porém, toda e qualquer aquisição de sistema deve ser bem pensada para que se adapte à realidade de cada organização, e não seja um desperdício de dinheiro

Por se tratar de uma área de suporte e não uma área fim da empresa, o estoque não recebe a devida atenção. E esse descaso pode ocasionar sérios problemas como os descritos anteriormente neste post.

E agora? O que falta para que você, como gestor, mude isso agora e saia na frente dos seus concorrentes, com um bom modelo de gestão de estoques na sua empresa?

Nós da Apoio Consultoria, estamos aqui para te ajudar nesse e em outros processos que necessitem de algum tipo de melhoria! Fale Conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *