power bi microsoft

Power BI: Como essa ferramenta pode mudar sua empresa.

Uma das principais preocupações que empresários e gestores têm no seu dia-a-dia é como fazer para melhorar a produtividade da sua empresa e também como fazer para deixar otimizado o banco de dados da organização. Uma dica: conheça o Power BI e explore todos os seus benefícios.

Mas, o que é Power BI? Calma, iremos nesse artigo lhe informar isso e muito mais que irá ajudar você a fazer o melhor uso possível dessa ferramenta para fazer sua empresa crescer e se desenvolver.

Construída pela Microsoft, o Power BI tem como objetivo melhorar o processo de tomada de decisões em todos os sentidos, fazendo com que você mude o seu jeito e o da sua empresa de trabalhar com as informações.

Primeiro, entenda o que é Business Intelligence

Na década de 80, quando as empresas sentiram a necessidade de se organizar ainda mais para conseguir extrair as informações necessárias com mais velocidade, surgiu o BI. 

Com objetivo de coletar, tratar e organizar todos os dados que a empresa possuía, para que, dessa forma, os resultados e as informações sejam entregues da forma que se deseja, num único software.

Então, é óbvio que o maior objetivo do BI é ter uma fácil interpretação de grande volume de dados da sua empresa, para que assim, seja dada a informação correta, para a pessoa mais capacitada, no momento ideal. O que trará excelentes resultados.

Mas, o que é o Power BI?

É uma solução de Business Intelligence que foi lançada com o propósito de disponibilizar visualizações gráficas e informativas acerca das realidades dos negócios da sua empresa e oferece de forma interativa, recursos de self-service, isso mesmo.

Isso quer dizer que os usuários dessa ferramenta poderão criar seus próprios relatórios e dashboards, sem a necessidade de ter que depender de uma equipe especializada em TI ou banco de dados, por exemplo.

E, além disso, a plataforma conta com versões desktop, mobile e nuvem, podendo assim unificar todas as informações da sua empresa e sendo compatível com diversas outras soluções, como:

  • Adobe Analytics
  • Google Analytics
  • Sales Force
  • MailChimp
  • GitHub
  • Zendesk
  • Facebook
  • Excel
  • Microsoft Azure
  • Microsoft Dynamics

Qual é a finalidade do Power BI

A maior finalidade do Power BI é facilitar a criação de relatórios de Business Intelligence por meio de gráficos interativos, proporcionando painéis de visualização de dados fáceis de entender e simples de utilizar.

Ao usar essa ferramenta, você se conecta com todas as fontes de informações da sua organização, reunindo tudo em um só lugar, que chamamos de dashboard. 

Que, por sua vez, irá possibilitar a vinculação dos conjuntos de dados para comparação e avaliação.

Vale lembrar que os relatórios poderão ser criados do zero e a partir de qualquer perspectiva de tempo, área de negócio ou combinações de forma geral. Ou seja, você personaliza da maneira que melhor se ajuste as necessidades da sua empresa.

Onde posso usar o Power BI?

De fato, os benefícios de utilizar o Power BI são percebidos em todos os setores de sua empresa. Entretanto, existem os mais beneficiados. Vamos a eles:

Vendas

Com a possibilidade de integração aos CRMs, o Power BI viabiliza o monitoramento das métricas de performance que correspondem aos processos de vendas. 

Como é possível analisar visualmente o perfil dos consumidores de cada região, em quais estágios estão os atendimentos e os volumes de vendas.

Tudo isso em tempo real, com a avaliação desses fatores é de extrema importância para que você possa identificar as oportunidades de crescimento.

Marketing

Se tem uma coisa certa é que as análises de campanhas de marketing são tarefas longas e trabalhosas. 

Entretanto, com o Power BI, é certo que elas serão facilitadas e aprimoradas. Dentro do setor do marketing essa ferramenta auxiliará a monitorar:

  • Os recursos disponíveis para o desenvolvimento e manutenção de campanhas
  • As atividades do produto, serviços ou segmento dos mercados
  •  As ações tomadas
  • As tendências de consumo
  • O sentimento do seu consumidor

Assim, todas essas informações ficarão disponíveis no seu dashboard para que você possa conseguir fazer um cruzamento e poder melhor compreender os custos, os canais de publicidade e o retorno sobre os investimentos.

Serviço ao cliente

A aplicação da ferramenta também traz vantagens para o serviço ao seu cliente. De que forma? Vinculando o desempenho dos produtos/serviços com o modo que eles são comprados e utilizados.

Essa promessa demonstra a qualidade do que é oferecido e de que maneira isso pode impactar para a lealdade dos clientes para sua marca, conseguindo assim, lhe dizer se a sua empresa está sendo útil ou não aos seus clientes.

Financeiro

Para quem trabalha na área financeira, essa ferramenta faz com que as informações de sumário e dos níveis de conta sejam disponibilizadas em uma só visualização.

Os relatórios poderão ser criados sob demandas de múltiplas fontes, gerando conhecimentos rápidos e proporcionando tomadas de decisões muito mais assertivas.

E, por operar em tempo real, é possível, ao mesmo tempo, antecipar o aumento dos custos e as demais anormalidades que podem envolver o seu negócio.

Conclusão

A análise de métrica e dados tem se tornado cada vez mais uma atividade essencial no mercado, uma vez que as coisas começam a ficar cada vez mais mensuráveis.

Por isso, o uso de uma ferramenta de BI pode te dar a vantagem de reunir todas essas informações em um local, de forma organizada e clara para tirar insights poderosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *